
Com a fumaça branca saindo da chaminé da Capela Sistina, no Conclave, temos a confirmação de que um novo Papa deve ser anunciado. Uma das primeiras etapas após a eleição é a escolha do novo nome pelo pontífice eleito. Este nome é geralmente uma homenagem a Papas anteriores, santos ou apóstolos. Assim, simboliza a nova missão que ele assume. A tradição de adotar um novo nome remonta a Jesus Cristo, que mudou o nome do apóstolo Simão para Pedro, o primeiro Papa.
Sala das Lágrimas: o que significa?
Após a escolha do nome, o novo Papa se retira para a chamada Sala das Lágrimas. Este é um momento de introspecção e preparação, onde o Pontífice veste a batina branca pela primeira vez, simbolizando sua transformação. A sala é assim chamada devido à emoção que muitos papas sentem ao assumir a enorme responsabilidade de liderar a Igreja Católica.
O cardeal camerlengo, responsável pela administração do Vaticano durante o período de transição, acompanha o novo pontífice neste momento. Além disso, o mestre de cerimônias litúrgicas também está presente para auxiliar nos preparativos necessários para a primeira aparição pública do papa.
Conclave e o anúncio do “Habemus Papam”
Após a reflexão na Sala das Lágrimas, ele é apresentado ao mundo. O anúncio do “habemus papam” é feito da varanda central da Basílica de São Pedro, no Vaticano. Esta declaração, que significa “temos um papa”, é aguardada com grande expectativa pelos fiéis reunidos na Praça São Pedro e pelos católicos ao redor do mundo.
Ele, então faz sua primeira aparição pública, proferindo algumas palavras e concedendo a bênção “Urbi et Orbi”, que significa “para a cidade e o mundo”. Este momento marca o início oficial de seu pontificado e é um símbolo de esperança e renovação para a Igreja.
Jantar de Eleição
Desde o pontificado de João XVIII, tornou-se tradição que o novo líder da Igreja Católica ofereça um jantar aos cardeais no dia de sua eleição. Este evento O visto como um “encontro íntimo em família”, proporcionando ao novo pontífice a oportunidade de estreitar laços com os cardeais que participaram de sua eleição.
O jantar simboliza a unidade e a continuidade da liderança da Igreja, além de ser um momento de celebração e reflexão sobre os desafios futuros.
Siga a gente no Google Notícias
Ver essa foto no Instagram