
Moradores da região de Magallanes, no extremo sul do Chile, começaram a deixar áreas costeiras nesta sexta-feira (2), depois que um forte terremoto de magnitude 7,5 foi registrado no mar. O tremor foi sentido por volta das 8h58 (horário local), a cerca de 218 km ao sul de Puerto Williams, segundo o Centro Sismológico Nacional da Universidade do Chile.
O epicentro foi localizado a 10 km de profundidade, na passagem de Drake, área marítima entre o Cabo Horn e a Antártica. O impacto também foi percebido no sul da Argentina, de acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês).
Chile emite alerta máximo e retira moradores da costa
O Serviço Nacional de Prevenção e Resposta a Desastres (Senapred) emitiu alerta vermelho e orientou a evacuação imediata das zonas litorâneas de Magallanes e das praias próximas ao território antártico. O protocolo foi ativado para mobilizar todos os recursos necessários e reduzir os riscos diante da ameaça de tsunami.
Com o alerta em vigor, comunidades costeiras iniciaram protocolos de evacuação. As autoridades reforçaram que a retirada é preventiva, mas necessária, diante do risco de ondas perigosas atingirem a costa.
Presidente se manifesta nas redes sociais
O presidente Gabriel Boric usou sua conta oficial na rede social X para reforçar o pedido de evacuação e demonstrar que o governo está mobilizado.
“Solicitamos a evacuação de toda a zona costeira da região de Magallanes. Neste momento, nosso dever é estar preparados e seguir as orientações das autoridades. O COGRID, tanto regional quanto nacional, está ativo, e todos os recursos do Estado estão mobilizados”, afirmou.
Até o momento, não há registro de vítimas ou danos estruturais significativos. Equipes de emergência permanecem em alerta nas regiões afetadas, enquanto o monitoramento sísmico continua em tempo real.
🚨🇨🇱 Declaran evacuación en el sur de Chile por riesgo de tsunami
Las autoridades chilenas anunciaron evacuaciones en toda la zona costera del estrecho de Magallanes, en el extremo sur del país, después de que un fuerte terremoto sacudiera las aguas entre Chile y Argentina. pic.twitter.com/ynhCOu5N2U
— Sputnik Mundo (@SputnikMundo) May 2, 2025
Leia também: Casal brasileiro encontrado no Chile precisou comer gelo para sobreviver: “Limite”