risco de infecção é baixo

Brasil registra primeiro foco de gripe aviária em granja comercial, no RS

Uma granja localizada em Porto Alegre, foi o primeiro local de produção comercial a registrar a presença do vírus da gripe aviária.
O episódio representa a primeira ocorrência da Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP) em uma unidade de avicultura comercial do País – Crédito: Canva Fotos

Uma granja localizada em Montenegro, na Região Metropolitana de Porto Alegre, foi o primeiro local de produção comercial no Brasil a registrar a presença do vírus da gripe aviária. O caso foi confirmado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) na sexta-feira (16), após análise laboratorial feita em Campinas (SP).

Publicidade

Até então, todos os registros da doença se limitavam a aves silvestres. Este novo episódio, segundo o governo federal, representa a primeira ocorrência da Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP) em uma unidade de avicultura comercial do País.

A notificação inicial partiu da Secretaria da Agricultura do Rio Grande do Sul, que havia atendido o caso quatro dias antes, na segunda-feira (12). Técnicos identificaram sintomas em um plantel de aves reprodutoras e coletaram amostras, enviadas em seguida para análise especializada. O laudo positivo levou ao bloqueio da área e ao abate das aves remanescentes.

Gripe aviária oferece risco ao consumidor?

Não, segundo as autoridades sanitárias. A gripe aviária não é transmitida pela ingestão de carne de aves ou ovos. “A população brasileira e mundial pode se manter tranquila em relação à segurança dos produtos inspecionados, não havendo qualquer restrição ao seu consumo”, afirmou o Mapa.

Apesar do alerta, o risco de infecção humana continua baixo, sendo maior apenas entre quem tem contato direto e frequente com aves contaminadas — como tratadores e trabalhadores do setor avícola.

Com o diagnóstico confirmado, o Serviço Veterinário Oficial do Rio Grande do Sul (SVO-RS) iniciou a execução das medidas previstas no Plano Nacional de Contingência para Influenza Aviária. As ações incluem a delimitação de uma área de controle em um raio de 10 quilômetros a partir do foco, além de investigações em propriedades vizinhas e eventuais vínculos epidemiológicos.

A pasta informou que notificou os parceiros comerciais e organismos internacionais sobre a situação, em alinhamento com protocolos sanitários globais.

Em paralelo, foi registrado aumento da mortalidade de aves no Zoológico de Sapucaia do Sul, também no Rio Grande do Sul. O local foi fechado e aguarda o resultado do sequenciamento genético das amostras coletadas para saber se há ligação com o foco comercial.

Publicidade


Leia também: Surto de gripe aviária altamente patogênica afeta criadouro em Portugal

Publicidade
Siga a gente no Google Notícias

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.

OSZAR »